De muito venho buscando uma aproximação com São Sebastião, cuja data é comemorada amanhã (20 de janeiro).
Padroeiro do Rio de Janeiro – a Cidade Maravilhosa –, a população se prepara para o feriado com as cores vermelho e branco. Sabe-se que o mesmo ocorrerá em outros municípios, bairros, vilarejos, que são abençoados pelo São Sebastião.
A data também marcaaniversári da posse oficial de Barack Obama na Presidência dos Estados Unidos, um marco na história política daquele país norte-americano. O mundo se volta para os acontecimentos na terra do Tio Sam. E, neste instante, São Sebastião é importante para iluminar os caminhos de Obama. Mesmo sabendo que o presidente dos EUA não é católico, acredito que não se manifestará contrário a este pedido.
A
seguir um breve relato extraído da internet sobre São Sebastião: São Sebastião, Mártir20 do janeiro
Sebastião, filho de família militar e nobre, era oriundo de Narbona, mas tinha sido educado em Milão. Chegou a ser capitão da primeira corte da guarda pretoriana. Era respeitado por todos e apreciado pelo imperador, que desconhecia sua qualidade de cristão. Cumpria a disciplina militar, mas não participava dos sacrifícios idolátricos. Além disso, como bom cristão, exercitava o apostolado entre seus companheiros, visitava e alentava os cristãos presos por causa de Cristo. Esta situação não poderia durar muito, e foi denunciado ao imperador Maximino que o obrigou a escolher entre ser seu soldado ou seguir a Jesus Cristo.
O santo escolheu a milícia de Cristo; enfurecido, o Imperador o ameaçou de morte, mas São Sebastião, convertido em soldado de Cristo pela confirmação, manteve-se firme em sua fé. Maximino o condenou a morrer flechado: os soldados do imperador o levaram ao estádio, o despiram, o amarraram a um poste e lançaram sobre el uma chuva de setas, dando-o por morto. Entretanto, seus amigos que estavam ao lado, se aproximaram, e ao vê-lo ainda com vida, o levaram para casa de uma nobre cristã romana, chamada Irene, que o manteve escondido em sua casa e curou-lhe as feridas até que ficasse restabelecido.
Seus amigos o aconselharam a se ausentar de Roma, mas o santo se negou completamente, pois seu coração ardoroso do amor de Cristo impedia que ele não continuasse anunciando a seu Senhor. Apresentou-se com valentia perante o Imperador, desconcertado porque o dava por morto, e o santo o repreendeu com energia por sua conduta de perseguir os cristãos. Maximino mandou que o açoitassem até morrer, e os soldados cumpriram desta vez sem erros a missão e atiraram seu corpo em um lamaçal. Os cristãos o recolheram e o enterraram na Via Apia, na célebre catacumba que leva o nome de São Sebastião.
O culto a São Sebastião é muito antigo; é invocado contra a peste e contra os inimigos da religião, e, além disso, é chamado o Apolo cristão já que é um dos santos mais reproduzidos pela arte em geral.
Por motivo de força maior irei amanha a uma festa da padroeira de Sao Sebastião cidade próxima a Salvador desde já deixo minha liçao de casa feita.(Mary Cely)
Imagem e pesquisas do google